A Rosaves, consciente da necessidade de práticas efetivas para proteção do meio ambiente, ampliou seus investimentos na área ambiental e conta com um moderno e eficiente sistema de tratamento de efluentes líquidos para a remoção de poluentes provenientes do processo industrial de abate de aves.

Para tanto, o Abatedouro Ideal adota um sistema de tratamento de efluentes líquidos constituído por unidades de tratamento seqüenciais onde ocorre uma combinação de operações físicas e de processos químicos e biológicos, utilizando tecnologias estabelecidas mundialmente.

Inicialmente, peneiras estáticas são utilizadas para remoção de sólidos grosseiros provenientes do processo produtivo. O material removido é enviado para indústrias de processamento de subprodutos e transformado em insumos para ração animal, constituindo uma excelente alternativa de reciclagem de resíduos sólidos e controle ambiental. O efluente líquido das peneiras é encaminhado para um sistema de flotação por ar dissolvido para remoção de gorduras e sólidos suspensos. O sistema de tratamento biológico, constituído por reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo seguido de lagoa aerada e lagoa de sedimentação, é uma das mais modernas alternativas de tratamento de efluentes líquidos utilizada mundialmente, devido aos grandes benefícios ambientais baseados principalmente na conservação de energia, na excelente eficiência de remoção dos poluentes e na minimização da emissão de gases do efeito estufa à atmosfera.

Cada uma destas unidades é monitorada freqüentemente por análises físico-químicas, realizadas por laboratório especializado, assegurando o controle da elevada eficiência do sistema de tratamento de efluentes líquidos.