Meio Ambiente

Quando se fala em proteção ao meio ambiente todo cuidado é pouco. Consciente da necessidade de práticas efetivas de preservação dos recursos naturais, a Rosaves vem ampliando sistematicamente seus investimentos no setor e conta hoje com um moderno e eficiente sistema de tratamento de efluentes líquidos para remoção de poluentes proveniente do processo de abate.

A empresa possui unidades de tratamento seqüenciais, com a combinação de operações físicas e de processos químicos e biológicos, utilizando as mais modernas tecnologias estabelecidas como normas em todo mundo.

Todo procedimento começa nas peneiras estáticas que são utilizadas para remoção de sólidos mais grosseiros. O material removido é enviado para indústrias de processamento de subprodutos e transformado em insumos para ração animal, sendo reduzido, reciclado e reutilizado, funcionando como excelente alternativa para destinação final do resíduo sólido e consequente controle ambiental.

Já o resíduo líquido é encaminhado para um sistema de flotação por ar, onde é dissolvido para remoção de gorduras e sólidos suspensos. O tratamento biológico funciona a partir de um reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo, seguido de lagoa aerada e lagoa de sedimentação.

Trata-se, portanto, de uma das mais modernas alternativas de tratamento de efluentes líquidos utilizada mundialmente, devido aos grandes benefícios associados à conservação de energia, à eficácia na remoção dos poluentes e à minimização da emissão de gases do efeito estufa à atmosfera.

Todo esse processo e cada uma dessas unidades é monitorada freqüentemente por análises físico-químicas, realizadas por laboratório especializado, assegurando o controle da elevada eficiência do sistema de tratamento de efluentes líquidos.